Header Ads

Breaking News
recent

Ana Gonçalves, Ana Lebreiro, César Amorim (mutes) e Dina Ventura

O Instituto Politécnico de Viseu inaugura, segunda-feira, dia 01 de Junho de 2009, pelas 14 horas, uma exposição colectiva de pintura intitulada um Colectivo no individual. Ana Gonçalves, Ana Lebreiro, César Amorim (mutes) e Dina Ventura são os 4 artistas plásticos que compõem este colectivo formado em 2009.

Graças às novas tecnologias, foi possível juntar estes 4 amigos sem nunca se terem encontrado até à um dia atrás...

- Não escolhemos o assunto, o segredo das obras está aí, na concordância do assunto e do temperamento do autor.

Na nossa arte, procurar nada significa, o que importa é encontrá-la, no seu lugar de liberdade entre o pintor e a tela, sua confidente...

A arte não teria lugar na história se os limites do mundo conhecido não tivessem recuado, e os meios de o conhecer, alargado á medida das suas transformações e das suas necessidades, numa tentativa de reconciliar a existência do sentimento de cada pintor, com a sua visão dos seus medos, alegrias, tristezas, loucuras e diversos estados de espírito.

Esta é a arte de Ana Gonçalves, Ana Lebreiro, César (Mutes) e Dina Ventura numa tentativa de racionalizar um conflito de emoções dentro de cada um dos artistas, mas o mais importante do que a obra propriamente dita, é o que ela vai gerar dentro de cada um de vocês.

As artes não são concebidas como acções historicamente invariáveis do género humano, nem como arsenal de "bens culturais" que vivem uma existência sem tempo, mas como um processo que avança sem cessar, como um (work in progress) do qual toda a obra participa, porque pintar é fácil quando não se sabe, porque quando souberdes deixa de o ser...

Esta mostra é integrada no ciclo venha tomar café connosco.

O Foyer da Aula Magna do Politécnico abre as portas a todos quantos queiram apreciar a exposição e saborear um café.

1 comentário:

António Dulcídio. Com tecnologia do Blogger.