Jakub Nepraš em exposição na galeria Arthobler – Lisboa

Sediment II
Jakub Nepraš em exposição na galeria Arthobler – Lisboa

A Galeria Arthobler – Lisboa inaugura no dia 29 de Maio, às 16.00 horas, a exposição Sediment II, de Jakub Nepraš. A exposição estará patente ao público até 28 de Junho, podendo ser visitada de 4ª a Domingo, das 12.00 às 20.00 horas.

Jakub Nepraš, nascido em Praga, República Checa, em 1981, graduou-se pela Academia de Belas Artes. Estudou desenho figurativo, pintura, escultura, cerâmica, publicidade e gráficos computorizados e técnicas de impressão de gravuras. Trabalha em Praga.

A Colecção Berardo integra uma colagem vídeo deste artista intitulada "Babylon Plant", que foi apresentada no Museu Colecção Berardo nas exposições “Caminhos Excêntricos” e “Não te posso ver nem pintado”. A obra Generator p-730 foi seleccionada para o programa de vídeo do Transmediale.06, o festival de meios e culturas digitais baseado em Berlim. Nepras mostrou as suas obras em numerosas exposições colectivas, incluindo a Viper Basel, Suíça e a Artefiera Bologna (vencedor do prémio Euromobil 2007). A Galeria Arthobler, Porto e Lisboa, mostra a primeira exposição individual do artista em Portugal.

A exposição Sediment II de Jakub Nepraš representa um olhar complexo sobre o trabalho do autor nos últimos anos. O projecto compreende uma colecção de trabalhos independentes em diferentes meios. Uma selecção de projecções transparentes – imagens vídeo – sobre plexiglass e na parede representa “a desconstrução da memória“ – Cultures (2007). Uma vídeo-colagem intitulada Trip (2008) trabalha o movimento, apresenta motivos diversos em locomoção sobre corredores paralelos de deslocação, com aplicação de transposições fora de escala de elementos individuais. A banda sonora é igualmente um componente integrante deste trabalho. Generator - p730 (2005) evoca a ilusão do espaço citadino com base em imagens ampliadas de circuitos electrônicos e de pilhas, nas quais são projectadas gravações da vida quotidiana de cidades reais. Active sediment (2009) é um vídeo-objecto. Uma pedra escultural transforma-se numa superfície de projecção, um meio estático ganha vida através de uma gravação temporal dinâmica - o resultado é um banco de dados da memória reminiscente de um “fóssil fluído, vivo”. Reaktor (2009) é uma vídeo-escultura e o trabalho mais recente do artista. A base do trabalho são imagens televisivas livremente apanhadas e projectadas em fragmentos. Jakub Nepraš escolheu um círculo como forma básica desta instalação, facilitando assim a ilusão de movimento centrífugo e aceleração centrípeta. A obra lembra um vortíce invertido, que muda constantemente as cores e os movimentos das partículas. O artista afirma: “Escolhi um programa televisivo qualquer. Para mim serve como uma espécie de símbolo ou artefacto do nosso tempo. Tal efeito, espalhado pelo mundo inteiro, em princípio tem uma influência infalível para muitas pessoas e o forte potencial de alterar a consciência colectiva do nosso planeta.”

A exposição é acompanhada de várias impressões digitais, imagens trabalhadas em fotomontagem, e de desenhos que serviram de estudo a outros projectos e realizações.

Mais informação:
Galeria Arthobler – Lisboa
Ler Devagar - Lx Factory - Edifício G. 03
Rua Rodrigues Faria, n.º 103
1300-501 Lisboa - PORTUGAL
tel. +351 965 865 186
4ª a domingo - 12 às 20 h
lx@arthobler.com
www.arthobler.com

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto