Exposição de pintura de LUIS ATHOUGUIA

CONVENTO SÃO JOSÉ
exposição de pintura
NARRATIVA VISIONÁRIA
LUIS ATHOUGUIA
www.athouguia.com
8 de Agosto a 9 de Setembro

No texto do Catálogo, por MANUEL DA SILVA RAMOS, pode ler-se:
…todos os quadros onde reina o formidável pastel de Luís Athouguia, são janelas abertas para a emoção. São janelas que nos fazem ver vidas guilhotinadas mas que gozam de uma faculdade de locomoção desmesurada. São janelas essenciais que deixando para trás o quotidiano mais prático se abrem a velozes mares de pensamento. São janelas incessantes que dão para montanhas movediças de sonhos. Não tenhamos medo de o dizer: o pastel substancial de Athouguia ilumina a nossa noite e traz-nos a pureza dos primitivos tempos em que podíamos tocar as estrelas com as mãos.
Diga-se: ninguém actualmente em Portugal faz uma pintura destas. O Luís Athouguia é único e inclassificável (não é surrealista nem deixa de ser quando afirma a sua reticência!) e é toda esta volúpia do sonho que faz a sua força. E também o seu equilíbrio. Agora que morreram o Mário Botas, o Cesariny, o Álvaro Lapa, resta-nos o Luís Athouguia para nos conduzir ao país onde os coelhos usam relógios de pulso e as meninas têm mais de dois seios no peito.
Luís Athouguia é natural de Cascais, diplomado pelo IADE, Instituto Superior de Design de Lisboa, participou em relevantes Exposições Internacionais, Bienais de Arte, encontros de Arte Postal e integrou diversos grupos multi-disciplinares e plurinacionais de Artistas. Desde 1983 realizou mais de duas centenas de exposições em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália. Está representado em museus, instituições e importantes colecções nacionais e estrangeiras e foi premiado em certames de Arte nacionais e internacionais.
CONVENTO SÃO JOSÉ
Rua Joaquim Eugénio Júdice
8400-325 Lagoa
Algarve - Portugal
Tel.: +351 282 380 434
Segunda a Sexta: das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados e Feriados: das 15h00 às 19h00

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto