Exposição Jogo Aberto, de António Conceição

jogo aberto
António Conceição
A galeria Arthobler-Porto inaugura dia 19 de Setembro, às 16h00, a exposição Jogo Aberto, de António Conceição, que estará patente até 31 de Outubro de 2009.
Em “jogo aberto”, António Conceição apresenta cenas de caça pintadas a óleo sobre tela, ao jeito figurativo da pintura do séc. XIX. Mas, ao contrário das cenas do pintor britânico John Alfred Wheeler (1821-1903), nesta exposição nenhuma das telas glorifica o caçador representado, a beleza do podengo ou a elegância duma batida. Nem tão pouco mostra o contrário, não se vê sangue, nem morte. Obviamente que a morte adivinha-se em cada tela, no momento imediatamente posterior ou anterior a cada cena representada, podendo ser uma crítica velada do artista ao sacríficio dos animais. Mas o objectivo principal não é esse.
Todo o ambiente venatório de hoje em dia é representado fotograficamente e é da bizarria de representá-lo a óleo, segundo todos os cânones e preceitos, que nasce a sensação de absurdo. Bandos de homens vestidos com casacos de camuflado, artilhados com a parafernália de assessórios característicos, a que não faltam os coletes reflectores e, claro, as armas, sobre fundos de floresta idílica ou bucólicas paisagens campestres, em poses congeladas, colocam-nos em aberto a questão do sentido que fará actualmente semelhante jogo.

António Conceição
Nasceu na Vila do Tarrafal, Ilha de São Nicolau, Cabo Verde, em 1970.
Vive e trabalha no Porto desde 2001, onde se licenciou em Pintura pela FBAUP.
Mostra o seu trabalho desde 1987, tendo integrado exposições colectivas em várias galerias e em instituições como o Museu Amadeu Souza Cardoso, a Bienal de Cerveira ou o Centro Cultural de Bragança.
A exposição “jogo aberto” é a sua primeira mostra individual numa galeria de arte contemporânea.

Para mais informações, por favor contactar:

Galeria Arthobler - Porto
Rua Miguel Bombarda, 624
4050-379 Porto – PORTUGAL
tlf. +351 226 084 448
info@arthobler.com
www.arthobler.com
Horário: 3ª a sábado - 15h00 >19h30

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto