Header Ads

Breaking News
recent

Exposição de Marta Monteiro "Ossos"

MARTA MONTEIRO
Ossos
31 de Outubro a 28 de Novembro
Os trabalhos disponíveis estão para venda entre 45 e 170 euros.
Para mais informação enviar mail (damaaflita@gmail.com) ou visitar a galeria.
Sobre a autora
Marta Monteiro nasceu em Penafiel, Portugal, em 1973. Concluiu o bacharelato de Desenho em 1994 e a licenciatura em Artes Plásticas- Escultura em 1999. Desde então tem trabalhado em ilustração, cinema de animação e no ensino.
Sobre a exposição
"Se não dormem os olhos, folgam os ossos"
Nesta exposição são raros os desenhos que nos fornecem pistas sobre o mundo em que habitam as personagens. Aqui e acolá apontamentos mínimos - cadeiras, rochas e árvores, indicam que a acção decorre dentro de quatro paredes ou, pelo contrário, tem lugar no exterior.
O espaço em branco da folha é tão importante como aquele em que se colocaram manchas, linhas e figuras que, como os actores, representam um papel previamente definido. O branco é uma pausa para descanso dos olhos, uma forma de preguiça visual. Pequenos aglomerados de ossos tem olhos, pernas e (porque não) um chapéu e fato à cowboy. Figuras com cabeças em forma de cubo pairam na superfície branca da folha, deitadas lado a lado. Os fantasmas ora reúnem na sala de estar, ora tomam de assalto toda a casa.
Há um General que ri, enquanto recorda um tigre com ar ameaçador e um homem que caminha em direcção ao fogo. Há sobretudo várias histórias - condensadas num único instante - neste conjunto de desenhos. Algumas surgiram após a imagem, outras foram o ponto de partida das ilustrações.
Tudo é possível enquanto os ossos folgam, os olhos não dormem e na mão há um lápis. Pouco importa se este está toscamente afiado, ou se a borracha também ajuda ao desenho.

Sem comentários:

António Dulcídio. Com tecnologia do Blogger.