Robert Schwarz - Exposição na Galeria74

Quando deu o nome à sua série de fotografias de Nude visiting an exhibition ou Nude visiting the studio, Robert Schwarz deliberadamente decidiu conduzir o espectador por um caminho errado. Ao fazer isso, ele preparou o terreno para nos conduzir a um inevitável paralelo com o Nu Descendo uma escada de 1912, que resultou no  conhecido e histórico escândalo. Reconhecidamente, a obra de Duchamp, evoca-se a fotografia e, mais particularmente, o movimento de análise desenvolvida por Marey, sobrepondo em uma tela os estados sucessivos de uma mulher em movimento. Mas este é um caminho errado, apenas um gesto de pretensa decência para desviar os observadores mais superficiais, que apenas sorriem e seguem seus caminhos.
Há muito mais, nestas séries. E, num registo muito diferente: o de, finalmente, um profundo questionar dos respectivos estados da pintura, da fotografia, do museu como instituição, do atelier do artista e, finalmente, do artista e do espectador.
Nude visiting an exhibition sera apresentada by l’Agenzia di Arte na Galeria 74 entre 6 - 19 de Fevereiro.
Galeria 74
Rua do Vilar, 74
Porto
Portugal

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

1 Comentários

  1. A abordagem do assunto tem uma importância fundamental,no espaço em que circulamos nesse universo artístico, faz com que estimule a percepção.

    ResponderEliminar
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto