Galeria Dama Aflita e o designer Luís Buchinho

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO DIA 24 DE ABRIL (SÁBADO) às 17:00h, na rua coronel Pacheco, n34, Porto
De 28 de Abril a 29 de Maio, na Galeria Dama Aflita, rua da Picaria, n84, Porto
A EXPOSIÇÃO TERMINA A 29 DE MAIO
A Galeria Dama Aflita e o designer Luís Buchinho associam-se para comemorar os 20 anos de carreira deste criador fundamental no panorama da moda nacional. Entre 24 de Abril e 29 de Maio, será apresentada ao público uma retrospectiva de trabalhos de ilustração, desenhos e croquis, realizados por Luís Buchinho, desde 1986, data em que ingressa no Citex.
Uma selecção das peças expostas estará disponível para venda ao público, revelando assim uma nova perspectiva do seu trabalho criativo.
GALERIA DAMA AFLITA
rua da picaria, 84, Porto
Sobre a exposição:
A ilustração é seguramente uma prática artística transdisciplinar surgindo não só de forma declarada em objectos de arte de naturezas diversas, mas também envolvida de forma subterrânea em diferentes estágios de processos criativos mais ou menos complexos.
Um dos objectivos decorrentes do projecto Dama Aflita é exactamente a revelação destes objectos que se encontram na penumbra dos bastidores, agora iluminados pelo foco da 'ilustração', e assim propor um outro olhar sobre estes mesmos objectos e simultaneamente sobre os percursos e estratégias criativas de onde emergem e dos quais participam activamente.
Daqui surge o convite a Luís Buchinho e a exposição de desenhos, croquis e ilustrações suas, associando-se a Dama Aflita às comemorações dos 20 anos de carreira de um criador fundamental no panorama da moda nacional. 
As escolhas que conduzem esta exposição vão para além das leituras cronológicas evolutivas na carreira do autor. Teremos a oportunidade de descobrir as diferentes abordagens que revelam continuidades e rupturas ao mesmo tempo que se sublinham as mutações da representação da figura feminina e da construção de identidades ou de um estilo.
Nas paredes da Dama Aflita vamos poder encontrar trabalhos que se organizam segundo uma lógica tripartida entre o histórico, o processual e o dossier de candidatura de Luís Buchinho ao CITEX. E, o espaço da galeria vai vestir-se da intrincada trama de ligações que, a vários níveis, este conjunto de trabalhos nos poderá proporcionar.
Desenhos de esboço, desenhos de análise, ilustrações de ambientes, etc. constituem-se, para além de veículos de observação do virtuosismo técnico, portas de entrada originais para o universo deste criador, que aqui se revela não numa passerelle, não numa fotografia, não a vestir fisicamente o corpo de uma mulher, mas antes nos traços de uma folha de papel.
Pedro Rocha, Porto 2010
Sobre o autor:
Nascido em 1969, fez a sua formação em Design de Moda no CITEX.
Depois de ter participado em diversos concursos de moda, inicia em 1989 a sua colaboração com a JOTEX, cujas colecções continua a assinar, especializando-se no design de malhas.
As colecções sob a sua etiqueta têm uma sólida base clássica temperada por pormenores de sabor gráfico e artesanal. Classicismo versus desconstrução são os pontos de partida do seu trabalho, que tem vindo a apresentar nas edições da MODALISBOA desde 1991 e no Portugal Fashion.
Em 2002 inicia a comercialização da sua colecção no mercado externo, através da empresa Girault-Totem. Participa no showcase “+ Portugal” em Barcelona, a convite da ModaLisboa.
2003 foi um ano de grandes projectos para Luis Buchinho. Para além das suas habituais participações na ModaLisboa e Portugal Fashion, o criador inicia a comercialização da sua colecção no mercado externo, através da empresa francesa Groupe 22V e é convidado a desenhar uma linha de jóias, como director criativo e designer da colecção “Pashion”. No mesmo ano, inicia a criação de uma linha de calçado, em parceria com a empresa “Fernando Ferreira & Pedro Figueiredo, Lda.”, cria as fardas da “Fundação técnica e científica do Desporto” e abre o seu atelier - Rua Aníbal Cunha 269 r/c, Porto – com atendimento personalizado. Foi ainda vencedor do concurso para criação e concepção de fardas e crachá de identificação dos técnicos de atendimento do Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal do Porto.
Em 2004, participa na Semana de Moda de Paris, com um desfile individual integrado no Portugal Fashion Internacional. Participa na emissão filatélica "Moda Portuguesa", com a elaboração de um selo para os CTT correios, e concebe a primeira colecção para o primeiro ponto de venda Jotex, inaugurado na Rua de Santa Catarina, no Porto.
Em 2005, volta a integrar o calendário oficial das duas edições da Semana de Moda de Paris, com desfiles individuais integrados no Portugal Fashion Internacional. Para além das habituais apresentações sazonais na ModaLisboa e no Portugal Fashion (com a colecção da Jotex), participa em vários eventos de moda: Funchal Fashion Week, Madeira (Maio); AdroModa 2005, Viseu (Julho); Encontro Ferrari, Leiria (Julho); Look Portimão, Portimão (Setembro).
Em 2006 inicia a actividade como docente da cadeira de "Desenvolvimento e Projecto de Moda", no CITEX. Colabora com a Nike num editorial de moda para a revista Elle. Entre 18 e 20 de Janeiro participa, pela primeira vez, na feira Bread & Butter Barcelona. Por ocasião da comemoração do dia de São Valentim, participa com um coordenado na exposição “Trajes para Dona Inês”, promovida pelo Museu Nacional do Traje, assim como na iniciativa Namorar Portugal. Integra o calendário da Semana de Moda de Paris em Março e Outubro. Entre 5 e 7 de Julho, volta a participar na Bread&Butter Barcelona. Para além das habituais participações na ModaLisboa e Portugal Fashion (com a colecção Jotex), integra ainda o calendário da Azores Fashion Week e do evento "Look Portimão".
Em 2007 participa nas duas edições da Semana de Moda de Paris, bem como na Russian Fashion Week e no projecto "Remade in Portugal", em Itália. Abre a primeira loja "Luís Buchinho" na Rua José Falcão, nº 122, no Porto.
Actualmente é presença regular no calendário da Semana de Moda de Paris e lançou recentemente uma linha completa de acessórios e uma mini colecção exclusiva nomeada “Special Edition”.
www.luisbuchinho.pt
Dama Aflita
Rua da Picaria, 84
4050-477, Porto
Horários
Segunda a sábado,  15h às 19h
Fora do horário, por marcação.
Contactos
T: +351 927 203 858
damaaflita@gmail.com
www.damaaflita.com
www.galeriadamaaflita.blogspot.com
www.myspace.com/galeriadamaaflita

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto