Coisas à Cabeça|Cabeça às Coisas ou o museu fora de horas II

Coisas à Cabeça|Cabeça às Coisas ou o museu fora de horas II
                A Aisca – Associação de intervenção Social, Cultural e Artística, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Fundação de Serralves realizam, dia 24 de Julho, no Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo (MAA), o segundo “museu fora de horas”, sob o título Coisas à Cabeça/Cabeça às Coisas.
                O MAA estará aberto das 15h00 às 01h00 do dia seguinte, com exposições, projecções de fotografia e videoarte, um workshop aberto, djing e live-act, um leilão de solidariedade, esplanada…
                Tendo como ponto de partida a exposição patente no MAA (A Razão das Coisas, de Júlio Pomar, Gerard Castello-Lopes e José Manuel Rodrigues), Coisas à Cabeça apresenta objectos escultóricos de Francisco Vidal elaborados a partir da cabeça das mascote da Aisca, a Musa Muda, e fotografias reinterpretativas dos mesmos por oito fotógrafos: Carlos Valência, Edmundo Correia, Jerónimo Lomba, Joana Miranda, Nuno Ribeiro, Paulo F, Rita Cerqueira e Rui Bento Alves.
                Cabeça às Coisas constará de um workshop aberto, ministrado pelo mesmo Francisco Vidal, e uma sessão de life painting.
                Em ambos casos, as actividades gravitam o conceito de apropriação artística de objectos e das próprias obras artísticas, tendo a cabeça da Musa Muda e outras anónimas como mote central.
                O mesmo conceito está subjacente à projecção de vídeo arte Aqui, Todos os Dias Chovem Patos, de Fernando Almeida, Luís Figueiredo e Miguel Coelho Santos, membros do colectivo Condomínio Fechado.
                No capítulo musical, este museu fora de horas apresenta a estreia do projecto aletro vs ffwd, em dj set e live act.
                Paralelamente, à programação Coisas à Cabeça/Cabeça às Coisas, o dia servirá também para o leilão de catorze obras de arte em favor de projectos de cooperação voluntária na Guiné-Bissau e em Cabo Verde, a decorrerem nos próximos meses de Agosto e Setembro e coordenados pelo Grupo de Estudos para a Educação e Desenvolvimento da Escola Superior de educação de Viana do Castelo.
                Durante todo o dia, o espaço do MAA estará equipado com a esplanada Aisca. À noite, o espaço terá iluminação especial. Paralelamente haverão provas de vinhos das Terras de Geraz e de gastronomia com o uso de algas.
                O primeiro museu fora de horas do MAA aconteceu no dia 15 de Maio passado a propósito da Noite dos Museus e contou com a presença de Júlio Pomar numa visita à exposição A Razão das Coisas, projecções de vídeo arte de Nuno Maya e Luís Miguel Filgueiras e djing de ffwd.
+ info:
Museu de Arte e Arqueologia de Viana do Castelo: 258809305
Aisca (Eduardo Sardinha): 965621623

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto