Livro “Cristal de Talentos”

O artista plástico António Dulcídio participa do livro “Cristal de Talentos” lançado dia 11 de Agosto na 21ª Bienal do Livro, em São Paulo.
O livro é organizado pela artista plástica Adaljiza Cuan, cuja proposta é apresentar uma antologia diferenciada onde poetas e escritores criam textos e poemas inspirados nas obras dos artistas plásticos ou escultores que participam do livro. São aproximadamente 120 artistas emprestando seus talentos para aliar num só livro artes plásticas e poesia em 114 páginas. “Tenho muito a agradecer a todos que confiaram em mim, apostando no meu sonho e fazendo deste projeto um sonho concretizado”.
Ela diz que há 15 anos começou a pintar “como terapia, para relaxamento mental, mas aí descobri o dom e não parei mais, pois continuo aperfeiçoando minhas técnicas”, conta, acrescentando que tem actuado mais activamente como curadora.

O PROJETO
Como grande incentivadora das artes, Dal – como é conhecida no meio artístico – disse que a ideia de editar um livro “casando” artes plásticas e poesia surgiu quando foi convidada a participar de um livro de antologia poética. Na ocasião ela respondeu que só sabia pintar e quando aprendesse a escrever poesia, aceitaria o convite com prazer. “Então pensei: por que não fazer as duas coisas ao mesmo tempo?” “Tempos depois – continuou – durante a Bienal do Rio de Janeiro, no ano passado, surgiu o Cristal de Talentos”, explica. Assim, o projeto e a divulgação do “Cristal de Talentos” teve início efectivo em 2009 e contou com a parceira e apoio cultural da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História (Abach), Federação das Academias Brasileiras de Letras e Artes do Estado de São Paulo (Falasp), Grupo Artforum Brasil/Unifuturo.
Quem assina o prefácio é o Professor Michel Chelala, director da Academia Brasileira de Arte, Cultura e História; da Academia Latino Americana de Arte; presidente do Instituto Biográfico do Brasil (IBB) e professor emérito de História da Arte.
Nem bem foi lançado o primeiro livro, a artista já está pensando no lançamento do “Cristal de Talentos II”, que segundo ela, virá com novidades.
Incansável incentivadora das artes plásticas Dal disse ainda que “além de mostrar em 2 mil livros os maravilhosos trabalhos de artistas de várias partes do Brasil e do mundo, também criei recentemente uma galeria de vendas on line (www.galeriadalartes.com.br), disponibilizando espaço para vários tipos de artesanato, esculturas, arte decorativa, pintura sobre tela e também arte digital, o que é mais uma oportunidade para os nossos artistas”.

BIENAL
Vale lembrar que a 21ª Edição da Bienal Internacional do Livro acontece no período de 12 a 22 de agosto, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. São 350 expositores nacionais e estrangeiros, representando mais de 900 selos editoriais. A organização da Bienal estima que um público acima de 700 mil pessoas visitará a Bienal este ano, sendo esperado para visitação escolar programada mais de 180 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Além da larga oferta de livros, a Bienal oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura dos visitantes, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Algumas atividades estão previstas para personalizar ainda mais a programação durante os 11 dias do evento, com mais de 1000 horas de atividades culturais. A programação cultural da feira terá como principais temas: Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Livro Digital e Lusofonia, com atividades gratuitas focadas em iniciativas de difusão, propagação e ensino do idioma português pelo mundo.

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto