Ciclo de sessões de poesia no âmbito do projecto CIDADE POÉTICA

A Livraria Poetria integra um grupo de trabalho que realizará um ciclo de sessões de poesia no âmbito do projecto CIDADE POÉTICA, a acontecer no Porto, em 2011, a nível nacional.
A 1ª sessão do ciclo será no próximo dia 16/9/2010, na galeria de arte e design DIXIT, na rua Miguel Bombarda, 105 no Porto, cujo tema, a poesia ecfrástica, serve de pretexto ao diálogo entre a poesia e as artes plásticas e visuais.
Um desses caminhos vem-nos da Antiguidade Clássica pela voz do poeta grego Simónides: “a poesia é pintura que fala, a pintura é poesia silenciosa”, referindo-se a ekphrasis (palavra grega que literalmente significa descrição), que resulta da reflexão poética sobre um objecto pictórico.
Segundo Horácio, “a pintores e a poetas igualmente se concedeu desde sempre a faculdade de tudo ousar”, como ousou Homero, na famosa, sumptuosa e vivíssima, ainda que imaginária  descrição do escudo de Aquiles, o herói da guerra de Tróia, da Ilíada (canto XVIII), inaugurando a primeira ekphrasis que até nós chegou através da poesia, superando as barreiras do tempo.
Tema ousado e infinitamente moderno como tudo o que é clássico.
Nesta sessão vamos ver como grandes poetas – Jorge de Sena, Philip Larkin, Murilo Mendes, Al Berto, Adrienne Rich, António Osório, Albano Martins, Luís Adriano Carlos, W. H. Auden, Margaret Atwood, Ana Marques Gastão e grandes artistas – Fragonard, Paula Rego, Van Gogh, Brueghel, Velásquez, Kandinsky, Júlio Resende, Millais, Bernini, concretizam através das suas obras e de intérpretes de excelência a interacção entre poesia e artes visuais.
Entrada: 2 euros.

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto