Header Ads

Breaking News
recent

Iniciativa X

Inauguração a 11 de Dezembro às 17hPatente até 22 de Dezembro
Diariamente: 14H30 – 19H30
A iniciativa “X” consiste numa venda anual de obras doadas por artistas. Em 2008 colaboraram cerca de 180 criadores, abrangendo desde nomes consagrados como Ana Hatherly, João Cutileiro, ou Jorge Martins, a nomes emergentes como David Etxeberria, Rodrigo Vilhena ou Xavier Monsalvatje. Em 2009 conta-se com uma adesão igualmente expressiva. Maioritariamente realizados sobre papel e com a dimensão de um postal com 10 x 15 cm, os trabalhos são vendidos por 50 euros sem que o comprador tenha conhecimento do respectivo autor. O jogo reside no facto de, pelo mesmo valor, se poder adquirir tanto uma peça de um artista reconhecido como desconhecido – daí o título da iniciativa: “X”, de “incógnita”, “segredo” ou “secreto”. A apresentação de todos os trabalhos acontecerá na Arte Contempo, no dia 11 de Dezembro, a partir das 17H00. A venda das obras começará nesse momento e decorrerá diariamente até 22 de Dezembro, entre as 14H30 e as 19H30.
A Arte Contempo é uma associação cultural sem fins lucrativos, de iniciativa privada, surgida em Abril de 2004, cujo intuito é a difusão da cultura contemporânea, em geral, e das artes plásticas, em particular. O seu objectivo é a divulgação do trabalho de jovens criadores portugueses, através da realização de exposições no seu espaço expositivo, situado na zona da Estrela/Lapa. Entre Abril de 2004 e a actualidade, já foram mostradas obras de mais de 90 artistas, em exposições individuais e colectivas. Os fundos da Arte Contempo baseiam-se nas quotizações dos associados e em financiamentos públicos ou privados, beneficiando ainda a sua acção do trabalho efectuado, em regime de voluntariado, pelos seus colaboradores permanentes. Porém, dados os custos que as suas actividades comportam, a mobilização de apoios até ao momento levada a cabo revela-se ainda insuficiente. Daí a promoção da iniciativa “X”, um modo de angariar novos fundos assente na contribuição dos mais diversos artistas.
A “Arte Contempo” é uma associação cultural sem fins lucrativos, de iniciativa privada, cujo intuito é a difusão da cultura contemporânea.
Rua dos Navegantes, 46 A
1200-732 Lisboa

Sem comentários:

António Dulcídio. Com tecnologia do Blogger.