AS SAIAS DA MARIA

AS SAIAS DA MARIA
Data de Início: 12 de Novembro de 2011
Data de Fim: 21 de Janeiro de 2012
Local: Espaço Quadra

Uma exposição patente no espaço QUADRA, em Matosinhos, que propõe uma digressão pelo universo criativo de Maria Gambina, à volta de uma peça de eleição, a saia.

Podia ser pintora, designer gráfica ou arquitecta, desde que ligasse o trabalho às emoções. É designer de moda, professora e mãe. DJ não, porque gosta de passar música só quando lhe apetece. Maria Gambina, marca criada em 1993, apresenta desde então as suas colecções em Portugal, participando em inúmeros projectos e desafios lançados por marcas, empresas e instituições, num percurso que tanto se liga à moda como à música, e que depois liga tudo entre si.

"São as saias o ponto de partida para esta exposição retrospectiva dos 18 anos de carreira da Maria Gambina, actualmente coordenadora da Licenciatura em Design de Moda da ESAD, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
As Saias da Maria é uma exposição que propõe uma digressão pelo universo criativo de Maria Gambina: referências, motivos e pretextos que inspiram as colecções, à volta de uma peça de eleição, a saia, escolhida pela forma como dá a ver esse universo."
Helena Sofia Silva, comissária

"São saias estampadas, saias inspiradas na música, saias com elementos streetwear, saias feitas com elásticos… São saias muito ricas, saias com materiais diferentes e muito actuais, são saias com muito ritmo. E se antes uma música era capaz de inspirar uma colecção inteira, hoje evita-se a repetição: as saias são como uma casa, são construídas com vários elementos, e se antes o resultado era muito trabalhado, a tendência é limpá-lo cada vez mais."
Maria Gambina

A Câmara Municipal de Matosinhos continuará, conjuntamente com a ESAD, a missão de colocar a cidade na rota do design a nível nacional e internacional. É também nesta dimensão estratégica que se enquadram as exposições e eventos organizados no espaço Quadra em torno do ilustrador Isidro Ferrer e do designer David Carson.

A exposição As Saias da Maria inaugura no Sábado, 12 de Novembro, pelas 17 horas, no espaço QUADRA, em Matosinhos.

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto