ARTSHOW 2016


ADIO - Associação para o Desenvolvimento Industrial do Oeste
Av. Infante D. Henrique, s/n
2500-201 Caldas da Rainha
Telf. 262 832 321 / 96 233 16 74
Fax: 262 832 790
e-mail: expoeste.adio@gmail.com
www.expoeste.com.pt
www.facebook.com/ExpoesteAdioPortugal/

ARTSHOW 2016
EXPOESTE - Caldas da Rainha

17 e 18 de DEZEMBRO

Nos dias 17 e 18 de Dezembro terá lugar em Caldas da Rainha, no Pavilhão de Feiras e Exposições da Expoeste, uma das mais importantes feiras de artes Plásticas de Portugal denominada ARTSHOW, certame de portas abertas e sem entradas pagas.
À semelhança do ano anterior, o ARTSHOW 2016 é um projecto misto e pioneiro que tem como objectivo a divulgação de artistas plásticos estabelecidos, em ascensão, ou mesmo em início de carreira, e de abordagem ao tema pedagógico das artes decorativas.
Entre os cerca de 100 expositores estarão presentes nomes sonantes das nossas artes plásticos lado a lado com muitos jovens que buscam o caminho do reconhecimento e do valor das suas criações.
Pintura clássica e, moderna e contemporânea, escultura, desenhos e iluminuras, fotografia, e ainda diversas formas de artesanato oriundas de todo o Portugal serão patentes no Certame.
Referência das Exposições de Artes Plásticas em Portugal, o ARTSHOW espera receber milhares de visitantes numa Feira Franca que já é visitada por muitos especialistas desde curadores, directores e conservadores de museus, a peritos de leiloeiras, antiquários e coleccionadores de todo o País.
Desde os Pioneiros do ARTSHOW cuja permanência se afirma a cada ano que passa, até aos novos artistas todos contribuem para o Grande Evento Cultural da Época de Natal na Região Oeste, onde o ímpeto criativo perpassa e a experiência de trabalho. É comungada por todos os visitantes.
Para os artistas e artesãos que trabalham no ARTSHOW a sua presença significa não apenas a afirmação de um processo criativo por meio do qual por vezes se apontam percursos já bastante definidos de elaboração de seus trabalhos, mas também a necessidade cultural de partilhar com o grande publico experiências e as suas vivencias no mundo da Arte, dando a conhecer as suas origens, as suas oficinas e os seus espaços íntimos de criatividade.
Por isso, em Caldas da Rainha a 9 Edição do ARTSHOW assume-se como uma Feira Cultural, mais abrangente e aberta onde todas as formas de livre criatividade, estarão lado a lado, valorizando-se mutuamente, para realçar “O Pais das Artes Plásticas” que marca encontro em Caldas da Rainha, cidade conhecida como fonte de inspiração cultural, desde Bordalo Pinheiro e José Malhoa passando António Duarte, João Fragoso, os Miniaturistas Francisco e Herculano Elias, Mestre Ferreira da Silva, os irmãos Barristas Armindo e João dos Reis, não esquecendo a nova geração onde se destaque o Escultor Carlos Oliveira.
Todos os participantes, foram convidados a envolverem-se de forma directa e activa, com as suas próprias obras, na animação da Feira Cultural ARTSHOW, e muitos estarão a trabalhar “Ao Vivo” directamente para o público.
O ARTSOW concebeu t5ambém um projecto de divulgação televisiva, radiofónica e de comunicação escrita, promoção, e incentivo às actividades culturais nas suas vertentes de artes plásticas, artesanato e formas tradicionais e contemporâneas.
Este é mais um passo para o reposicionamento do ARTSHOW na agenda cultural regional e nacional, como Feira de criatividade e de cultura, aberta a novos conteúdos de intervenção, que impõe tanto a valorização da memória de realizações passadas, quanto o incentivo a novas aventuras no mundo das Artes Plásticas e Decorativas.
O ARTSHOW em concertação com um conjunto variado de parceiros estratégicos, aposta na valorização do universo das Artes Plásticas com novas plataformas de apresentação de trabalhos culturais e artísticos de todo o País, representando um lugar de encontro entre os criadores e os diversos públicos interessados pelas Artes Plásticas.
Queremos que Caldas da Rainha seja, cada vez mais, uma cidade acolhedora e estimulante para todos os Artistas Portugueses.
O Director dos Museus de Caldas da Rainha, e Nazaré, Dr Carlos Coutinho aceitou ser o Comissário do ARTSHOW 2016, contribuindo com a sua larga experiência de Director na área Museológica a afirmação e êxito do Certame.

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto