Serralves

  
     
   A Tate é responsável pelas coleções nacionais de arte britânica de todas as épocas bem como de arte internacional moderna e contemporânea. Nicholas Serota descreverá a história das coleções e o modo como as mesmas têm sido desenvolvidas e expostas desde a criação da Tate Modern e da Tate Britain no ano 2000.
Nicholas Serota é o diretor da Tate desde 1988. Desde então a Tate inaugurou a Tate St Ives (1993) e a Tate Modern (2000, ampliada em 2016), redefinindo o edifício de Millbank como Tate Britain (2000). A Tate estendeu também a sua área de interesse à fotografia, ao cinema, à performance e ocasionalmente à arquitetura do século XX, e a novas latitudes, incluindo a América Latina, a África, a Ásia e o Médio Oriente. O papel nacional da galeria foi de novo ampliado em 2000 com a criação da Plus Tate, uma rede de 35 instituições de todo o Reino Unido e da Irlanda do Norte.

A conferência será realizada em inglês, com tradução simultânea em português.
 CONFERÊNCIA
COLECIONAR PARA A NAÇÃOSir Nicholas SerotaDiretor da Tate Art Museums and Galleries 

25 NOV 2016
18h30
Auditório de Serralves




 
. 
   
     
     
    DANÇA
CONFERÊNCIA   
      
          
    
MONUMENT 0.1: VALDA & GUS 
ESZTER SALAMON E CHRISTOPHE WAVELET
Com Valda Setterfield, Gus Solomons Jr.

27 NOV (Dom), 18h00
Auditório de Serralves

MONUMENT 0.1: Valda & Gus de Eszter Salamon explora, através de uma série de testemunhos de dois artistas excecionais, a relação entre coreografia e história.
Valda Setterfield e Gus Solomons Jr. são lendas vivas da dança que colaboraram com alguns dos mais influentes coreógrafos dos nossos tempos, entre os quais, Martha Graham, Yvonne Rainer, Mikhail Baryshnikov e Merce Cunningham.
 
OS MUSEUS E OS SEUS PÚBLICOS 
29 NOV (Ter), 09h30
Auditório de Serralves

O seminário Os Museus e os seus Públicos reforça a posição da Fundação de Serralves como instituição de liderança no desenvolvimento de ações e na pesquisa e reflexão voltadas a área da Educação em Museus, em Portugal e na Europa.
O Serviço Educativo do Museu de Serralves apresenta este seminário que reúne curadores e coordenadores de Serviços Educativos para um debate sobre formas de receber os visitantes em Museus de Arte Moderna e Contemporânea.

   
     .  
  .     
          
    VISITA TEMÁTICA LIVRARIA CONVERSA   
      
            
    
AS PLANTAS DE COBERTURA DO PARQUE 
Briófitas (Musgos)
26 NOV (Sáb), 15h30
Parque de Serralves

Esquecidas por muitos, não vistas por outros, as plantas de cobertura como as festucas, as giestas os tojos e as alfazemas, são precursoras que colonizam áreas de difícil acesso, como taludes, solos esqueléticos e superfícies rochosas. Descubra no Parque de Serralves muitas destas plantas cada vez mais comuns nos nossos jardins.
 
VAMOS CONSTRUIR SERRALVES EM PAPEL 
Lançamento e Workshop
"Serralves em brinquedo de papel”
Com pukaca
26 NOV (Sáb), 16h00
Livraria de Serralves

Traz os teus pais, familiares e amigos e todos juntos vamos construir Serralves em papel.
Venha montar brinquedos de papel e conhecer a pukaca, uma empresa portuguesa que concebe e produzi brinquedos únicos, feitos a pensar nas crianças, com objectivo de potenciar na criança, ou em quem os manuseia, a sua intervenção activa e criativa.
 
UM OBJECTO E SEUS DISCURSOS
Em que pensas? No tempo todo.
Com Miguel-Manso, João Sousa Cardoso e moderação de Ricardo Nicolau.

26 NOV (Sáb), 18h00
Biblioteca de Serralves

Esta pintura é testamentária da forte ligação com a escrita que caracteriza a obra de Álvaro Lapa – artista. A obra de um homem livre e criativo, que desde sempre assumiu, no campo das artes plásticas, uma atitude isolada e autodidata, analisada por Miguel-Manso, um dos nomes mais importantes da nova poesia portuguesa, e João Sousa Cardoso, artista e encenador que, em 2012, levou ao palco a peça "Raso como o chão”, a partir de livro de Álvaro Lapa com o mesmo título.
   
     .      .    
            
    OFICINA CONVERSA VISITA-OFICINA   
   
   
            
    
OS ANIMAIS DA QUINTA…EM FAMÍLIA!

26 NOV (Sáb), 11h30
Quinta de Serralves
Desta vez vamos conhecer a Galinha de raça Branca. Com uma plumagem completamente branca e brilhante, esta raça de galináceos autóctone portuguesa foi classificada em 2010, pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária, como uma raça rara.
 
CAFÉ COM CIÊNCIA
Tubarão à vista! Diversidade de tubarões e raias na costa portuguesa

27 NOV (Dom), 11h00
Biblioteca de Serralves

Ana Veríssimo é a convidada de mais um Café com Ciência. Doutorada em Ciências Marinhas no Instituto de Ciência Marinha da Virgínia (E.U.A), onde aplicou técnicas de genética molecular ao estudo dos padrões da estrutura populacional de três espécies de tubarões exploradas comercialmente.

 ARTE SEM FRONTEIRAS

27 NOV (Dom), 11h00

O que podemos ver no Museu? Onde estão as obras de arte? Na parede, no chão, no teto ou na mão? Não há limites para a imaginação, nem fronteiras para a intervenção artística.
Partindo das exposições do Museu vamos explorar as possibilidades de instalação e das práticas artísticas na arte contemporânea.
   
         
            
    EXPOSIÇÕES PATENTES   
      
        
    JOAN MIRÓ 
Materialidade e Metamorfose
 
   
        
            
    VISITA ORIENTADA
Por Serviço Educativo
26 NOV (Sáb), 16h30
Casa de Serralves
 OFICINA
Cali e Grafia
Por Serviço Educativo
27 NOV (Dom), 10h00
Museu de Serralves
 

 VISITA ORIENTADA
Por Serviço Educativo
27 NOV (Dom), 11h30
Casa de Serralves
Esta visita será falada em inglês. 

   
         
            
            
            
    DA COLEÇÃO DE SERRALVES  CO-PRODUÇÃO INTERNACIONAL   
      
          
    
PORTO

PEDRO CABRITA REIS
One Floor, One Floor Plan

Até 05 DEZ 2016
Museu da Misericórdia

 
BRUXELAS 

HELENA ALMEIDA

Corpus

Até 11 DEZ
Wiels, Centre d’art contemporain

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto