Header Ads

Breaking News
recent

NOITE DE WASSAIL

14 Janeiro (Sábado), 22h | Entrada Livre
NOITE DE WASSAIL
A Celebração da Cidra
Concerto: MAGMELL
Música Medieval, Irlandesa e Celta
Junte-se a nós nesta noite d'Inverno com a música dos MagMell!
O que é o Wassail?
«O termo wassail é uma antiga saudação anglo-saxónica, 'waes-heal', que significa literalmente 'boa saúde'. A tradição do Wassail é tipicamente britânica e encontra as suas origens numa espécie de serenata em honra das macieiras, integrada num ritual que visava garantir uma boa colheita de maçãs e, consequentemente, uma boa cidra nessa época. Esta cerimónia ainda decorre em variados locais de Inglaterra, particularmente no sudoeste inglês. Esta celebração realiza-se tradicionalmente em Janeiro, naquela que era antigamente considerada como a última das Doze Noites Santas.»
MagMell:
3 Músicos de Portugal fazem uma viagem no tempo às terras nórdicas, essa viagem é representada musicalmente por um Violino, Bandolim, Guitarras antigas, por vezes flautas e segue-se ao ritmo de um Tar, um Bodhran ou um Adufe.
As raízes do projecto passam p rincipalmente pela música Irlandesa, Sueca, Galega, Celta, música da Península Ibérica, Medieval Europeia, entre outras… O repertório do projecto contém temas de recolha tradicionais e alguns originais criados que remontam ao ambiente mágico com uma sonoridade bastante animada e propícia à dança.
Durante o espectáculo encontram-se destacadas as Jigs, Reels, Polkas, slip-jigs, slow air, hornpipes, highlands e medievais tais como Branle, Tourdion, Rotta e também para animar e criar um certo misticismo no baile as Valsas, Círculos, Polska, Chapeloises, An Dro, Repasseado e Mazurkas – todos estes com uma sonoridade bastante MagMell.

Sem comentários:

António Dulcídio. Com tecnologia do Blogger.