AS Kanushkin (1937-2022). "A verdade é mais brilhante que o sol." Pintura, gráficos. 13/11/2023 - 25/11/2023

 

União dos Artistas de Moscou
Associação de Pintores
Sala de exposições na 1ª Tverskaya-Yamskaya, 20
apresentar a exposição:
AS Kanushkin (1937-2022). "A verdade é mais brilhante que o sol." Pintura, gráficos.
13/11/2023 - 25/11/2023

Entre os mestres da escola de pintura de Moscou, os herdeiros e sucessores do salto evolutivo da arte do século 20, os pastores espirituais na estética das gerações subsequentes de russos, existe uma figura tão icônica para todos os conhecedores e conhecedores da pintura como Anatoly Kanushkin.
Desde seus anos de estudante, Anatoly Sergeevich foi cercado por excelentes professores: os professores do jovem artista foram SV Gerasimov e BN Yakovlev, na Escola de Arte de Moscou ele foi ensinado por A.O. Barshch e Yu.V. Gusev, na Academia Estatal de Artes de Moscou em memória de 1905, nosso herói estudou com M. V. Dobroserdova, O. A. Avsiyan, V. N. Baksheev e A. M. Dubinchik. Anatoly Kanushkin estudou com Natalya Sakharova, Vyacheslav Stekolshchikov e Mlada Finogenova, Tatyana Osokina e Vyacheslav Klykov, Georgy Sysolyatin, Nikolai Solomin, com Vyacheslav Zabelin, Alexander Stepank e Viktor Kukol. Muitos dos artistas listados contribuíram para a glória da arte russa. Trabalhando ao lado destes virtuosos da técnica da pintura, partilhando com eles a intensidade criativa, estando em constante procura de formas inovadoras de expressar o pensamento pictórico e mostrando respeito pelas tradições, Anatoly Sergeevich criou obras significativas e inevitavelmente teve que experimentar a necessidade de transferir conhecimentos e aquela incrível atmosfera de arte, acompanhando-o por toda a vida. Cinquenta anos de experiência ativa de ensino e atividade de história da arte de Anatoly Sergeevich permitem-nos falar da sua enorme contribuição para a arte como criador e teórico, autor dos seus próprios lexemas de linguagem figurativa no quadro da tradição artística.

As exposições anteriores de A. Kanushkin demonstraram o seu brilhante talento como pintor. Mas Anatoly Sergeevich também foi um artista gráfico maravilhoso, participante de várias exposições de aquarelas da União, aquarelas soviéticas no exterior e gravuras.
A exposição “A verdade é mais brilhante que o sol” apresenta ao espectador os trabalhos do mestre realizados nas técnicas de aquarela e guache, além de folhas gráficas.
As viagens criativas do mestre à taiga, às estações de perfuração, onde nas duras condições de vida o autor capturou o trabalho altruísta das pessoas para o bem da sociedade, as suas viagens pelo país são um exemplo de ascetismo quase heróico ao ar livre.
As aquarelas do mestre apenas enfatizavam a expressividade e a densidade de seu estilo pessoal de pintura: a iridescência iridescente dos traços nelas contidos é suavizada pela leveza e graça da aquarela dos valores. A ornamentação da superfície pictórica das aquarelas de A. Kanushkin assemelha-se a uma afirmação hieroglífica, à escrita ideográfica, e a mudança de lexemas pictóricos cria ritmo e movimento nas pinturas do mestre, e em cada obra pode-se ouvir sua própria melodia... Parece que um pouco mais, e leremos, perceberemos a verdade sagrada, o sentido da existência na interpretação do autor. Por exemplo, a obra “Aldeia Livre”, cujo ritmo está em sintonia com a crónica da Torre de Babel, convida o espectador a um diálogo com a história. O espaço nas pinturas do artista é brilhante, respirante, multivalorado e composicionalmente saturado de repetição, reflexão, espelhamento, personificando o infinito da vida e suas manifestações.

 
A característica dominante nas obras de Anatoly Kanushkin é a imagem, a natureza metafórica dos julgamentos visuais. As obras do autor variam em execução, estilo criativo e objetivos colorísticos. O mestre se propõe um objetivo específico, cujos métodos são extensos e mimam o espectador com uma infinidade de soluções pictóricas. A fabulosa paleta multicolorida, a relação entre as massas de cores e as formas dos objetos, aliadas ao formato escolhido, permitem ao autor direcionar e focar o olhar do espectador, para conseguir a sua imersão na narrativa do autor, na lenda, no júbilo, na imagem épica de natureza e nossa presença nela.
A obra de Anatoly Sergeevich Kanushkin nos transmite os mais elevados sentimentos e gratidão ao autor pela espiritualidade de sua pintura e pela caligrafia única do mestre, pela verdadeira arte e sua própria entonação na “consonância sinfônica da tradição criativa de Moscou”.
Kanushkin Anatoly Sergeevich recebeu a medalha da União dos Artistas de Moscou "Por méritos no desenvolvimento das artes plásticas" em 2019. Premiado com a Medalha de Ouro da União dos Artistas da Rússia "Espiritualidade, Tradições, Artesanato" em 2022. As obras do mestre estão na Galeria Tretyakov, no Museu Russo, em museus e coleções particulares na Rússia e no exterior.

/Nina Silaeva/

Horário de funcionamento: seg. - Sex. das 10h00 às 19h00, sáb. - Sol. das 10h00 às 17h00
Endereço do Salão de Exposições: 1º Tverskaya-Yamskaya, 20, viagem até a estação. estação de metrô "Mayakovskaya" ou "Belorusskaya".


António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto