exposição: Natalya Lyubimova (1924 - 2006). Pintura

 

União dos Artistas de Moscou
Associação de Pintores
Sala de exposições na 1ª Tverskaya-Yamskaya, 20
apresentar a exposição:
Natalya Lyubimova (1924 - 2006). Pintura.
30/10/2023 - 11/11/2023
A inauguração terá lugar no dia 30 de outubro de 2023, às 16h00.

De 30 de outubro a 11 de novembro de 2023, uma exposição de pinturas de Natalia Lyubimova será realizada na Galeria de Arte da Pintura da União dos Artistas de Moscou, na sala de exposições na 1ª Tverskaya-Yamskaya, 20.

Natalya Sergeevna Lyubimova é uma artista com um dom colorístico natural dado a apenas alguns pintores. Ela é um dos poucos representantes da escola de pintura de Moscou que compreende a essência desta escola, e não o método ou maneira, - na saturação e no valor intrínseco da cor, na sua inextricável pertença plástica ao objeto-espaço do tela, traduzida pelo pincel não nas categorias da figuratividade, mas da expressividade. Lyubimova é uma pessoa com um “volante do tempo” interno único, que ao longo da sua vida, dia após dia, combinou a capacidade verdadeiramente feminina de preservar o lar familiar e valorizar o estopim espontâneo do fogo criativo. Cada minuto livre - e nasce um novo esboço, estudo, esboço, pintura - um sopro de oxigênio pictórico, sinceridade jubilosa, cultura interior e riqueza cintilante de tons. Ela escrevia livremente – assim como respirava.
Sendo esposa de Eduard Bragovsky, um autor carismático com um estilo criativo reconhecível e uma figura pública enérgica, Natalya Sergeevna, partilhando as orientações plásticas do marido, desenvolveu o seu próprio estilo de autor. Suas obras contêm uma visão apurada da natureza, a capacidade de transmitir a essência do caráter do modelo, paisagem ou objeto retratado. As pinturas e esboços de Lyubimova são uma rara habilidade do artista, trabalhando em cores contrastantes vermelho-verde, amarelo-violeta, violeta-azul, quase abertas, para criar uma sensação de imersão colorística nobre e pulsante de um objeto no espaço, enquanto mantém uma abordagem realista para a imagem. A cor nas suas obras é o “corpo” dominante e sensual da pintura, um precioso painel composto por pequenas cores em movimento. “Cortando” o objeto do espaço com traços, mudando livremente sua direção, ela esculpe a forma, ao mesmo tempo que a subordina ao plano. Frequentemente, os espaços entre os traços deixam pequenos fragmentos de uma tela em branco e sem registro, o que alivia a pintura da literalidade de uma representação direta da natureza visível.

Cada um dos temas pinturas, retratos, interiores tem seu próprio som emocional. Naturezas mortas - direcionamento sutil da partitura de cor e tom, medida composicional do som das cores e combinação de objetos entre si. Os ambientes-paisagens em motivos familiares adquirem notas líricas. Trabalhando muito ao ar livre, a própria Natalya Lyubimova admitiu: se não fosse por Vladimir, Rostov, o Grande, Yuryev-Polsky, Borisoglebsk, Pereslavl-Zalessky, Tarusa, sua “vida como artista estaria incompleta”.

Natalya Sergeevna Lyubimova nasceu em Moscou em 1924. Ela recebeu seus primeiros fundamentos no campo das artes plásticas enquanto estudava em um estúdio de arte infantil. Durante a Grande Guerra Patriótica ela foi evacuada para Penza. Ela estudou na escola de arte que leva seu nome. K. A. Savitsky, onde I. S. Goryushkin-Sorokopudov, que lecionou lá, ajudou muitos futuros artistas a descobrir seu talento.
Em 1950, ela se formou na Academia Estatal de Artes de Moscou. V.I.Surikov, onde seus professores foram G.G. Ryazhsky e D.K. Mochalsky. Aprendi muito com A.A. Osmerkin, os artistas da associação “Valete de Ouros” e os “artistas Cezanne de Moscou”. Ela estava interessada na experiência criativa dos impressionistas, fauvistas e cubistas franceses, em particular. À obra de R. Dufy. Como o próprio N. Lyubimova admite: “Nós dufinamos tudo naquela época”, embora permanecessemos artistas verdadeiramente russos.
Desde 1953 - participante de exposições juvenis, zonais, republicanas e de toda a União. Desde 1958 - membro do Sindicato dos Artistas da URSS. As obras do artista são mantidas em museus estatais na Rússia e em coleções particulares nos EUA, Alemanha e Japão.
/Vera Lagutenkova
Doutor em História das Artes
Membro Correspondente da Academia Russa de Artes/

Horário de funcionamento: Seg. - Sex. das 10h00 às 19h00, sáb. - Sol. das 10h00 às 17h00
Endereço do Salão de Exposições: 1º Tverskaya-Yamskaya, 20, viagem até a estação. estação de metrô "Mayakovskaya" ou "Belorusskaya".


Sinceramente,
Elena Brazhunenko,
secretário de imprensa
comissão de informação e relações públicas.
ROO "Associação de Pintores da União dos Artistas de Moscou".
1º Tverskaya-Yamskaya, 20

.


António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto