Exposição retrospectiva pessoal de Viktor Butko


União dos Artistas de Moscou Associação de Pintores
Sala de exposições na 1ª Tverskaya-Yamskaya, 20 presente
exposição retrospectiva pessoal de Viktor Butko.
27/11/2023 - 09/12/2023

De 27 de novembro a 9 de dezembro, a Galeria de Pintura da União dos Artistas de Moscou sediará uma exposição pessoal de pinturas de Viktor Butko. Para o artista, esta é a primeira exposição pessoal dentro das paredes da sala de exposições da Associação dos Pintores. A exposição da exposição é concebida como uma retrospectiva - apresentará obras de diferentes épocas, dos anos 90 à atualidade, executadas no calor da paisagem, natureza morta e interior. O artista vê a exposição como um resumo de uma determinada fase da vida - o meio da sua atividade criativa.



Viktor Butko nasceu em 1978 na família dos artistas Nikolai Petrovich Butko e Marina Viktorovna Chulovich. Toda a vida do artista está ligada à Cidade dos Artistas em Verkhnyaya Maslovka, onde seu avô, Viktor Nikolaevich Chulovich, tinha uma oficina, e outro lugar não menos lendário - a Dacha Acadêmica dos Artistas em homenagem a I.E. Repin perto de Vyshny Volochok.
Foi lá, no maravilhoso mundo das oficinas de arte e da comunicação criativa, sob a orientação do avô e dos pais, que se desenvolveu o desenvolvimento de Victor como artista e se formou a sua visão sobre a arte. A Dacha Acadêmica proporcionou a oportunidade de comunicação direta com mestres famosos - como Alexei Mikhailovich Gritsai, Valentin Mikhailovich Sidorov, Anatoly Pavlovich Levitin.
De 1989 a 1996, Victor estudou no Liceu de Arte Acadêmica de Moscou da Academia Russa de Artes com Valentin Borisov, Leonid Besednov, Nikolai Kozlov e Lyudmila Tomashevskaya, e em 1997 ingressou no Sindicato dos Artistas de Moscou.



A pintura de Viktor Butko pode ser descrita como o impressionismo russo clássico. Suas pinturas mostram amor pela sua terra natal, leveza e tranquilidade. Victor se inspira em viagens criativas pela Rússia, em particular no Norte da Rússia - região de Kostroma, Kenozerye, Mar Branco, mas não se esquece de países distantes - a exposição contará com obras escritas na Itália, China e EUA. Victor iniciou suas atividades expositivas bem cedo - participando de uma exposição de alunos do Liceu na Casa Central das Artes em 1994. Em 2002, aconteceu a primeira exposição individual do artista nos Estados Unidos, na McCarthey Gallery. Exposições pessoais também foram realizadas em Moscou (2001, 2004), Vyshny Volochyok e Bologoye (2003) e na Galeria de Arte do Povo na vila de Solnechny (2015). As obras são mantidas em coleções particulares na Rússia, América, China, Holanda e Dinamarca.


Desde 2018, Victor é casado com a artista americana Kelly Carmody, vive e trabalha na Rússia e nos EUA.

António Dulcídio

Artista plástico, pintor, fotógrafo, amante de viagens, blogger, vlogger e editor de livros. “As coisas boas da vida são feitas com arte”

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de Contacto